segunda-feira, fevereiro 15, 2016

FEVEREIRO - Projeto Rotas da Felicidade e Novidades na BE

Resultado do Projeto Rotas da Felicidade, inserido no Projeto do Plano Nacional de Leitura e da Fundação Oriente-Museu Projeto Leituras d´ Oriente e d' Ocidentea Biblioteca Escolar adquiriu recentemente um exemplar da obra:


"A Pedagogia da Felicidade"
de Jaume Trilla



Sinopse:

"Se devo ser sincero, então posso dizer que toda a minha vida escolar não foi senão um tédio constante e cansativo, que aumentava de ano em ano devido à minha impaciência por querer livrar-me daquele fastio cotidiano. Não lembro de ter-me sentido ‘alegre e feliz’ em nenhum momento de meus anos escolares - monótonos, cruéis e insípidos -, que me amargaram com determinação a época mais livre e bela da vida. (...) Era uma aprendizagem apática e insossa, voltada não à vida, mas ao puro ato de aprender coisas que nos eram impostas pela velha pedagogia. O único momento realmente feliz e alegre que devo à escola foi o dia em que suas portas se fecharam para sempre às minhas costas." (Stefan Zweig) A pedagogia da felicidade é um ensaio sobre a escola que o século XX chamou de tradicional, como era a pedagogia que se praticava nos lugares supostamente educativos, o que restou dela e o que pode ser superado. Este livro tem o objetivo de apontar algumas reflexões que ajudarão a entender a evolução da pedagogia escolar."
 

Sem comentários: