sexta-feira, novembro 16, 2007

O que eles andam a ler




















Um livro é uma viagem.
Percorremos caminhos sinuosos e planos; deleitáveis e constrangedores… mas seguimos em frente… como na vida… nem que seja pela curiosidade do futuro… do desconhecido… queremos sempre um fim!
Neste momento, é-me impossível ler livros de minha escolha ou preferência… falta de tempo, a escooooolaaaa… enfim… factores que eu poderia contornar, mas as prioridades estabelecem-se e, consequentemente, praticam-se…
Estou, então, lendo “Papalagui”. Durante muito tempo, ficou encostado à almofada… fechado, pronto a ser descoberto, pronto a lançar-me numa viagem fantasiosa.
De uma simplicidade extrema, a leitura é compulsiva e intensamente debatida interiormente.
A visão de um indígena acerca da nossa sociedade leva-nos, muitas vezes, a repensar o nosso modo de vida e reflectir se estamos, realmente, a fazer aquilo que nos compete: ser felizes!
Seremos, realmente, felizes nesta sociedade…? Será que viver no meio da natureza nos tornaria mais alegres, mais livres…? Bem, isso são perguntas que só poderão ser esclarecidas após a leitura do dito livro…
Eu aconselho! E aconselho, ainda mais, um debate connosco próprios… Vamos reflectir o nosso modo de vida… será que estamos a agir do modo correcto? Será que a nossa viagem está num bom caminho…? Que tal iniciá-la já hoje?

Ana Viegas 11º Ano . Humanidades

Sem comentários: